Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Namibe
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, lançou a primeira pedra para a reabilitação do Cine Estúdio, localizado na província do Namibe, que será transformado em centro cultural.
A obra da infra-estrutura está enquadrada no projecto de requalificação da Baía de Moçâmedes e será executada pela Genea Angola, num período de oito (8) meses.
Responsabilização
A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, orientou a IX Comissão de Trabalho Especializada (CTE) para continuar a averiguar possíveis infrações de uso indevido dos meios distribuídos aos deputados e outros comportamentos passiveis de responsabilização.
Ambiente
O Ministério do Ambiente procedeu, em Moçâmedes (Namibe), ao lançamento da "Maleta da Acção Climática" que visando incutir a educação ambiental no seio das crianças, sobretudo as que frequentam o ensino primário.
O acto foi prestigiado pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa, que se encontra em visita de trabalho de 72 horas a província do Namibe.
Investimentos
O Ministério da Agricultura e Florestas tem em carteira, para 2025, o envolvimento ou a integração de 450 jovens na actividade agrícola de cada província do país, com vista o aumento da produção de bens alimentares em Angola, anunciou, esta quarta-feira, em Luanda, o titular da pasta, Isaac dos Anjos.
Adaptação ao clima
Os cento e um (101) camelos provenientes dos Emirados Árabes Unidos, em Junho do ano transacto, que se encontram na Estação Zootécnica de Caraculo, no município da Bibala (Namibe), apresentam boa adaptação ao clima, o que permitiu um grau de reprodução que superou às expectativas.
Do número inicial, de acordo com a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, verifica-se um aumento de mais 26 animais, além de outros tantos que se encontram em estado de gestação.
Acordo
Angola procedeu, em Nova Iorque (EUA), à assinatura do Acordo sobre a Conservação e Gestão da Biodiversidade Marinha nas Áreas além da Jurisdição Nacional (BBNJ), tornando-se no 107º Estado-membro das Nações Unidas signatário do referido documento.
O instrumento jurídico foi rubricado pela ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, reafirmando o compromisso do país com a preservação dos oceanos e a proteção da biodiversidade marinha.
Fronteiras
Assuntos relacionados com as estratégias de prevenção, repressão e combate às infracções fronteiriças e transfronteiriças dominaram, em Luanda, a quinta reunião anual do Comité de Gestão e Coordenação de Fronteiras (CGCF), órgão criado através do Decreto Presidencial 234/20, de 16 de Setembro.
Paz
O ministro das Relações Extriores, Téte António, reuniu-se, em Nova Iorque, com o Subsecretário-Geral para Operações de Manutenção da Paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix.
Durante o encontro, os dois interlocutores falaram dos actuais desafios do Processo de Luanda e a cooperação com a Monusco para a estabilização do Leste da RDC.
Mandato
O deputado Alberto José Catenda perdeu definitivamente o mandato na Assembleia Nacional (AN), pelo partido UNITA, na sequência de um processo disciplinar instaurado ao parlamentar, acusado da prática do aluguer da viatura protocolar e de apoio à residência. A resolução teve 192 votos a favor, duas abstenções e nenhum contra.
Cólera
O governador da província do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, disse que a situação da cólera na circunscrição está controlada, fruto da prontidão e empenho dos serviços médicos locais.
Igualdade
O secretário-geral do Conselho das Igrejas Cristãs de Angola (CICA), Vladimir Agostinho, defendeu a necessidade dos angolanos trabalharem para a construção de uma Angola assente na igualdade, justiça, livre da miséria e da pobreza que corresponde aos anseios dos cidadãos.
Luanda
A arquitecta Djamila Cassoma apontou a situação do saneamento básico e da mobilidade urbana como os maiores desafios de Luanda, numa altura em que a província completa 449 anos de existência. OHA