Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Domingo, 22 Setembro de 2024 | 00h06

Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

ONU

 O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, domingo, a Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde participa nos eventos de alto nível que dão corpo ao debate geral da 79ª Assembleia Anual da ONU.

Segundo um comunicado de imprensa tornado público este sábado, o Chefe de Estado encabeça uma muito representativa delegação que inclui vários ministros que se vão desdobrar pelos eventos que animarão Nova Iorque por uma semana.

Representatividade

Angola defende a adopção das Nações Unidas, sobretudo do seu Conselho de Segurança, à actual realidade do mundo, para que seja mais representativo.

Este ponto de vista foi vincado pelo representante permanente da Missão de Angola junto das Nações Unidas, em Nova lorque, Francisco José da Cruz, em entrevista à Voz da América, no quadro da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, cuja sessão de alto nível ocorre na próxima semana.

Cimeira do Futuro

Os desafios prementes e globais relacionados com os conflitos armados, alterações climáticas e crises sanitárias estão no centro dos debates da Cimeira do Futuro, este domingo e segunda-feira, na sede da ONU, em Nova Iorque, EUA.

O evento enquadra-se na semana de alto nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que se realiza de 24 a 30 do mês em curso, sob o tema “Trabalhemos de forma inclusiva para promover a paz, o desenvolvimento sustentável e a dignidade humana para as gerações presentes e futuras”.

Livro

 A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, prestigiou este sábado, em Luanda, a cerimónia de apresentação do livro de carácter religioso “Culto Ecuménico de Acção de Graça”.

A obra é um tributo ao centenário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que nasceu aos 17 de Setembro de 1922, em Kaxikane (Luanda) e morreu aos 10 de Setembro de 1979, em Moscovo.

Mundial de hóquei

Angola venceu Andorra, este sábado, em Novara, por 3-2, no jogo para as qualificativas da 5ª à 8ª posições do Campeonato Mundial de hóquei em patins, que decorre na Itália.

O campeão africano marcou o golo que ditou o triunfo na fase derradeira da partida.

Apuramento

O Desportivo da Lunda-Sul apurou-se hoje (sábado) para a fase de grupos da Taça da Confederação, apesar de perder diante do Sekhuklune da África do Sul, por 1-2, em jogo da segunda “mão” da última eliminatória, disputado no Estádio Peter Mokaba.

Mesmo com o resultado negativo no campo do adversário, a equipa angolana da província do leste conseguiu o feito inédito, beneficiando da vantagem de 1-0 sobre a formação sul-africana, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, na primeira “mão”.

Eliminação

O Petro de Luanda falhou hoje (sábado), na capital do país, o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, após empate diante do Maniema Union da RDC, por 0-0, em jogo da segunda “mão” das eliminatórias, disputado no Estádio 11 de Novembro.

Com este resultado, o objectivo do campeão de Angola na competição fica sem concretização, depois de ter atingido os quartos-de-final na temporada passada.

Música

A concorrente Magda Mendes arrebatou, sexta-feira, em Luanda, o grande Prémio da Canção Sonangol da 27ª edição do Festival da Canção de Luanda e de melhor voz da noite.

Magda Mendes defendeu a canção “Tem vida aqui” e recebeu o valor de três milhões e 500 mil kwanzas, a ser repartido com o compositor que ficará com dois milhões de kwanzas.

Negócios

O administrador executivo do Banco Angolano de Investimentos (BAI), Juvelino Domingos, destacou recentemente que, apesar dos desafios, a esfera de negócios no país constitui terra fértil, mas, disse, Angola insere-se no escalão abaixo da média, o que significa que ainda há muito por se fazer.

O responsável bancário falava no espaço Grande Entrevista da ANGOP, sobre o “Estado actual do ambiente de negócios em Angola”.

Herói Nacional

As ideias do primeiro Presidente de Angola e fundador da nação, António Agostinho Neto, segundo as quais “a agricultura é a base e a indústria o factor decisivo” tiveram forte influência sobre o percurso económico de Angola até hoje.

Esta afirmação é da professora Laurinda Hoygaard, quando falava, hoje (sábado), durante um webinar alusivo ao 17 de Setembro, organizado pela Embaixada de Angola na Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e o Posto Consular de Londres, segundo uma nota de imprensa desta representação diplomática, a que a ANGOP teve acesso. ADR

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+