Mbanza Kongo – Nove infracções fronteiriças foram registadas, nos últimos sete dias, no perímetro fronteiriço entre a província do Zaire e a região do Congo Central (RDC), igual número em comparação à semana anterior.
O porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, explicou esta sexta-feira à ANGOP, que desta cifra, sete casos são de violação de fronteira e dois de contrabando de exportação de mercadorias para o país vizinho.
Fez saber que por violação da linha divisória, foram detidos 22 (-9) cidadãos da RDC, por entrada e permanência ilegal no território nacional, assim como de dois cidadãos nacionais acusados de promoção e auxílio à imigração ilegal.
Informou que após interrogatório operativo, 16 imigrantes ilegais foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) na região, ao passo que os demais foram repatriados.
Em relação ao contrabando de mercadorias, a fonte disse terem sido apreendidos 30 sacos de fuba de milho, 68 pares de calçados, cinco caixas de tigela, 27 pastas escolares, 24 caixas de copos de vidro e uma caixa de jarras de vidro.
As infracções ocorreram nos postos fronteiriços do Luvo, Nóqui, Kinguvo, Ntoyo e Marco 12. JL