Visita do Chefe de Estado sul-africano marca noticiário político

     Política              
  • Luanda • Sábado, 10 Agosto de 2024 | 08h33
Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa fala a imprensa angolana
Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa fala a imprensa angolana
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – A visita de trabalho a Angola do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, centrada na consolidação da cooperação entre os dois países e na segurança regional, marcou o noticiário político da semana finda.

No final da visita, Cyril Ramaphosa expressou agradecimentos ao homólogo angolano, João Lourenço, pelos seus esforços para o alcance do cessar-fogo entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda.  

O Chefe de Estado sul-africano augurou que este cessar-fogo seja permanente e que os países envolvidos continuem a envidar esforços para fortalecer as relações de cooperação.

Um cessar-fogo entre a RDC e o Rwanda, que incide sobre a região oriental do Congo Democrático, vigora desde domingo à noite, como resultado de uma reunião ministerial entre delegações dos dois países, que teve lugar há dias na capital angolana (Luanda), com mediação angolana.

Cyril Ramaphosa indicou que, no encontro com o homólogo angolano, debruçaram-se sobre assuntos de segurança na região da SADC, da qual os dois países fazem parte, com destaque para o conflito na RDC em que, mais uma vez, agradeceu o Presidente João Lourenço pelas conquistas até agora alcançadas.

O Chefe de Estado sul-africano formulou, na ocasião, um convite ao Presidente João Lourenço a efectuar uma visita de Estado àquele país, no decurso deste ano, para o reforço da cooperação bilateral.

No decurso da semana, o Titular do Poder Executivo reafirmou a aposta do Governo na implementação de políticas que valorizam adequadamente o papel das jovens mulheres na sociedade.

João Lourenço, que discursava na abertura da Conferência da Organização das Primeiras-Damas para o Desenvolvimento (OPDAD) sob o lema “A Educação para a Igualdade de Género e a Luta contra a Violência Infanto-Juvenil”, ressaltou a necessidade da construção de uma sociedade inclusiva e dinâmica, atribuindo às jovens mulheres responsabilidades dentro de um quadro de paridade do género.

Assegurou que este é o grande objectivo do Executivo angolano que, dentro dos condicionalismos e das dificuldades que o país ainda enfrenta, tem procurado implementar políticas que valorizam adequadamente o papel da mulher na sociedade, atribuindo-lhe responsabilidades dentro de um quadro de paridade de género.

O Chefe de Estado exortou, na ocasião, as Primeiras-Damas, reunidas em Luanda, a juntarem suas vozes às de milhões de mulheres no mundo, apelando para o fim imediato dos conflitos na RDC, na Ucrânia e na Palestina, em defesa da vida e da dignidade das mulheres e crianças, que, embora indefesas e inocentes, são as principais vítimas destas guerras.

João Lourenço conversou ainda ao telefone com o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. A situação na República Democrática do Congo (RDC), onde desde domingo último vigora um cessar-fogo no conflito do Leste do país dominou o tema da conversa.

Noutro domínio, o Chefe de Estado felicitou o povo e o governo da Côte d’Ivoire pela celebração do sexagésimo quarto (64º) aniversário da independência daquele país.

Nos últimos sete dias, o Presidente João Lourenço criou, por despacho, a Comissão Multissectorial encarregue da protecção dos objectivos estratégicos do Estado, mediante a prevenção das acções de vandalismo de bens e serviços públicos e nomeou Dina Emiliana Mayimona para o cargo de secretária de Estado para a Acção Social.

Na semana finda, Angola saudou a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas de levantar o embargo de armas à República Centro Africana (RCA).

A 30 de Julho último, o Conselho de Segurança das Nações Unidas votou, por unanimidade, a Resolução 2745/2024 que levanta o embargo de armas à RCA.

Em nota, o Executivo angolano aplaudiu a decisão, por permitir ao governo legítimo daquele país exercer cabalmente a função soberana de garantir a sua integridade e segurança nacional.

No quadro da actividade parlamentar, as comissões especializadas em razão da matéria aprovaram a Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa, de iniciativa do Executivo, após acesos debates.

O documento, que propõe a criação de três novas províncias do país (Icolo e Bengo, Moxico Leste e Cuango), vai à votação final global no dia 14 de Agosto.

Em declarações à imprensa, o ministro de Estado e Chefe  Casa Civil  da Presidência da República, Adão de Almeida, disse que o debate foi aturado em função da complexidade do assunto, assegurando que o objectivo principal que norteou a proposta mantêm-se nos seus aspectos essênciais. DC

 

 

 

 



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+