Lucusse - O primeiro-secretário provincial do MPLA, no Moxico, Gonçalves Muandumba, reiterou, neste sábado, na comuna do Lucusse (Moxico), que o VIII congresso do MPLA, previsto para Dezembro próximo, será uma oportunidade para o reforço dos ideais, coesão e desafios do partido.
O político que falava num acto de massas, decorrido na comuna do Lucusse, município do Moxico (sede provincial), a 133 quilómetros a sul do Luena, disse que o conclave, que poderá reconduzir o actual líder do MPLA, João Lourenço, à presidência da agremiação, vai reforçar os ideais e a unidade no partido.
O VIII congresso ordinário do MPLA previsto de 9 a 11 de Dezembro próximo, e decorrerá sob lema “MPLA - por uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva”.
Reafirmou que o desenvolvimento da província do Moxico – da qual é, também, governador -, e de modo particular a comuna do Lucusse, consta da agenda do MPLA, que passa pela construção de escolas, unidades sanitárias, sistema de abastecimento de água, fomento agrícola, entre outros.
"O Executivo tem trabalhado para responder aos anseios da população", afirmou.
Disse que está em curso um plano estratégico que servirá de base para a elevação da comuna do Lucusse à categoria de município, no âmbito da implementação da nova Divisão Política Administrativa do país, que abrange Moxico, Lunda Norte, Cuando Cubango, Uige e Malange.