Virei - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que se encontra em visita à província do Namibe, trabalha, esta quinta-feira, no município agro-pecuário do Virei.
Neste município, a Vice-Presidente vai visitar a estação do Tchitundu-Hulu, que dista a 26 quilómetro da sede municipal, bem como fará o lançamento do projecto denominado "Okulinonga", que visa o combate ao analfabetismo no seio das comunidades pastoris e outras.
No Virei, a governante vai, igualmente, fazer a plantação de árvores no âmbito do projecto "Promover para fortalecer ", uma iniciativa da Administração Municipal.
O referido projecto contempla a plantação de 400 mil plantas de várias espécies, como acácias rubras, prosopolis e outras, um processo que será feito de forma faseada entre a Administração Municipal e o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF).
Hoje, serão plantadas apenas cinquentas árvores.
Na sua jornada de trabalho, Esperança da Costa visita, ainda nesta quinta-feira, a cozinha e jango comunitários e o local onde têm sido realizadas consultas ambulatórias.
Consta, também, da sua agenda de trabalho a entrega de motorizadas para os jovens que labutam nos vários sectores públicos do município e a visita à praça de artesanato.
O município do Virei, desde o ano findo, está a ser contemplado com obras de requalificação que decorrem a bom ritmo.
O projecto de requalificação da vila do Virei, no Namibe, segundo o administrador, André Cassinda, enquadra-se no contínuo melhoramento das condições de vida das comunidades, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).
A empreitada, contempla equipamentos sociais como cinco (5) jardins, dois (2) parques de lazer, reabilitação e ampliação do Palácio da Administração, com o acréscimo de cinco (5) suítes e um refeitório, reabilitação e ampliação da Administração Municipal, reforçando a instituição com mais nove (9) gabinetes.
Contempla ainda a aquisição de dois geradores de 1500 kva e 500 kva, terraplanagem com aplicação de passeios e lancis, numa extensão de 16 km, rede de iluminação pública e sinalização Vertical.
O Projecto de requalificação da Vila está a cargo da Empresa Tuamutunga e está orçado em 3.399.292.019.77 Akz, tendo a obra uma duração prevista de 365 dias, gerando mais de 100 postos de trabalho.
O município do Virei dista a 134 quilómetros à Leste da cidade de Moçâmedes e conta com uma população estimada de mais de 40 mil habitantes, sendo na sua maioria criadores de gado e pequenos camponeses. FA/MGM/SC