Uíge – A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete, destacou hoje, Dia Internacional da Mulher, o papel importante desempenho pela mulher na Luta de Libertação Nacional.
Ao falar no acto provincial do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, Sónia Arlete destacou a coragem de várias mulheres para a consolidação da paz, reconciliação nacional e união entre os angolanos.
Disse que as mulheres participam, igualmente, nas acções de desenvolvimento socioeconómico do país.
Por essa razão, apelou à sociedade a continuar a considerar o 8 de Março como um momento de reflexão e unidade entre as mulheres, visando o desenvolvimento social do país.
Sónia Arlete apelou às mulheres a realizarem actividades que abordam sobre a luta contra a violência doméstica e outros males que enfermam a sociedade.
Por sua vez, a directora do Gabinete de Acção Social, Família e Igualdade de Género do Uíge, Linda Fernando Felipe, reafirmou a aposta na formação das mulheres em várias áreas do saber, uma medida que visa reduzir as desigualdades do género.
No encontro, os participantes abordaram sobre a educação tecnológica na era digital para as mulheres, inserção da mulher nas áreas tecnológicas e acesso à educação digital.
A Administração Municipal do Uíge realizou, igualmente, na aldeia Senga, um acto de celebração ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Instituído pela Organização das Nações Unidas, na década de 1970, o Dia Internacional da Mulher encerra um simbolismo que a História da Humanidade jamais esquecerá, pois o sentido inicial da sua luta, marcada pelos protestos por melhores condições laborais. QJ/JRE