Huambo – O vice-governador da província do Huambo os para serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Inácio Francisco, defendeu hoje, terça-feira, a necessidade de se reforçar as estratégias preventivas de combate ao tráfico de seres humanos.
O responsável, que falava no seminário sobre Combate ao Tráfico dos Seres Humanos, destacou a importância da institucionalização dos comités dos direitos humanos e o envolvimento da população luta contra a desumanização, através de denúncias oportunas.
O responsável lembrou que a província do Huambo conta com comités dos direitos humanos nos municípios do Chinjenje, Ecunha e Ucuma, numa altura em que se aguarda pela nomeação dos coordenadoras destes órgãos nas demais oito municipalidades.
Elmano Inácio Francisco disse que o Governo do Huambo tem vindo a executar vários programas preventivos e de combate ao tráfico de seres humanas, por dos órgãos do Estado que intervêm na administração da justiça, para além da sensibilização da população.
Referiu que o tráfico dos seres humanos constitui um mal social cujo combate exige o envolvimento de toda sociedade, visando a manutenção da segurança pública.
No evento, foram abordados, entre outros assuntos, o regulamento dos comités municipais dos direitos humanos, na perspectiva do alargamento das acções de combate a estes males sociais, para além do combate à corrupção e a impunidade.