Luanda - O embaixador da Venezuela, Marlon José Lavrador, encorajou, esta terça-feira, a redinamização das relações inter-parlamentares com Angola através da criação de grupos de amizade entre os dois países.
O diplomata venezuelano, que falava à imprensa no final de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, informou que o órgão legislativo do seu país já deu um passo significativo com a criação de um grupo de amizade com Angola, em Abril último, faltando a sua formalização.
Disse ter conhecimento de que ao nível do Parlamento angolano decorrem também diligências para a criação de um grupo de amizade parlamentar com a Venezuela, para a troca de visitas e intercâmbio inter-parlamentar.
O diplomata e a sua interlocutora passaram igualmente em revista o estado actual da cooperação bilateral e os grandes desafios que os dois países têm pela frente para o fortalecimento das suas economias.
A República Bolivariana da Venezuela é um país localizado no Norte da América do Sul, com uma área total de 916.445 quilómetros. Possui uma economia mista, baseada no mercado dominado pelo petróleo que responde por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB).
A Venezuela mantém, desde 2005, relações diplomáticas plenas com o continente africano, onde Angola é tida como uma das parceiras de grande importância.
As relações entre os dois países foram impulsionadas pela visita do então Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a Angola, em Agosto de 2006.
Em Julho de 2017, a Venezuela e a Angola assinaram, em Caracas, dois memorandos de entendimento para desenvolver a extracção de diamantes em território venezuelano.
Os acordos contemplam a cooperação para a formação de mineiros profissionais venezuelanos na produção de diamantes, a nível artesanal, semi-industrial e industrial, a optimização de processos de comercialização de diamantes em bruto, lapidação, organização, tramitação e dinamização de procedimentos com base no Sistema de Certificação do Processo Kimberley, que controla as exportações de diamantes e a comercialização legal no mercado internacional.
Angola formaliza convite à Côte d´Ivoire para reunião da UIP
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, formalizou, esta terça-feira, o convite para o homólogo da Côte d’Ivoire, Adama Bictogo, participar na 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP) que Angola vai acolher em Outubro deste ano.
O convite foi entregue ao embaixador da Côte d´Ivoire acreditado em Angola, Santier Jean-Marie Somet, que considerou a reunião da UIP fundamental para o fortalecimento dos parlamentos de todo o mundo.
Angola é o primeiro Estado africano e o segundo de expressão portuguesa, depois do Brasil, a organizar o maior evento dos parlamentos do mundo, para o qual se espera mil e 500 delegados estrangeiros.
Jean-Marie Soment manifestou, na ocasião, o interesse do seu país reforçar as relações de cooperação com Angola em vários domínios.
Angola e Côte d'Ivoire estabeleceram relações diplomáticas em 1983. DC/SC/ADR