Ndalatando - O deputado da UNITA, Xavier Manuel, afirmou nesta terça-feira, em Ndalatando, Cuanza-Norte, que a institucionalização das autarquias locais constitui um dos principais focos do partido para os próximos dois anos.
Em declarações à imprensa, na qualidade de coordenador das Jornadas de “Deputação” às Comunidades do Grupo Parlamentar da UNITA no Cuanza-Norte, o parlamentar informou que para dar substância à iniciativa de institucionalização das autarquias, o partido está a auscultar as comunidades sobre o ante-projecto autárquico.
Para o deputado, a institucionalização das autarquias constitui parte fundamental para assunção das principais dificuldades das comunidades.
Xavier Manuel esclareceu que em função da desinformação da sociedade angolana sobre a temática das autarquias, o grupo parlamentar da UNITA está a levar o assunto às comunidades, para debater junto da sociedade civil e não apenas no parlamento.
O político chamou a atenção aos cidadãos para uma reflexão profunda sobre as vantagens da implementação das autarquias locais.
Durante o primeiro dia das "Jornadas de Deputação", os parlamentares da UNITA visitaram o Bispado da Diocese de Ndalatando, onde foram recebidos pelo vigário Morua Clemente e o Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA).
Nos dois encontros foram aflorados vários temas sobre a vida social do país e a necessidade da implementação das autarquias.
O prelado, em declarações à imprensa no final do encontro, em representação do bispo da Diocese de Ndalatando, exortou aos cidadãos que trabalhem para um país melhor, onde haja harmonia, amor ao próximo e solidariedade.
O secretário provincial adjunto do CICA no Cuanza-Norte, pastor Lúcio Marques, referiu que os políticos devem chegar a consensos nas questões que contribuem para o desenvolvimento do país, cabendo à igreja a sensibilização dos cidadãos para aderirem aos processos de forma ordeira, cívica e digna.
Os deputados visitaram igualmente a sede da Associação Nacional dos Cegos e Ambliópedes de Angola e alguns sinistrados das chuvas e entregaram alguns donativos.
A jornada, com término sexta-feira, prevê auscultar académicos, vendedores ambulantes, professores, médicos e enfermeiros, camponeses, entre outras forças da sociedade.
Além de Cazengo, sede da província, a acção parlamentar se estenderá ao município de Cambambe. EFM/IMA/VIC