Malanje- O secretário provincial da UNITA, Mardanês Calunga, apelou hoje, sábado, os cidadãos maiores de 18 anos a aderir em massa aos Balões Único de Atendimento ao Público (BUAP), com vista a actualizar os seus dados e a exercer o direito de voto nas eleições gerais de Agosto próximo.
O político fez este apelo no município de Cangandala, durante o acto provincial antecipado alusivo ao 56º aniversário da UNITA, a assinalar-se no domingo (13), tendo reiterado a necessidade de os cidadãos promoverem os respectivos registos, numa altura em que faltam apenas 19 dias para o término do processo.
Frisou que as sociedades democráticas são transformadas pelo voto, daí que os cidadãos são chamados a cumprir com o seu dever cívico.
Criticou a forma como o processo está a ser conduzido, alegando haver intenção de condicionar a actualização de dados dos jovens.
Ao longo da sua intervenção, o político fez uma incursão histórica do partido e reafirmou a aposta da organização na luta contra as desigualdades sociais e melhoria das condições de vida dos angolanos.
Para tal, defendeu a implementação das autarquias locais no país, para conferir autonomia às administrações, mediante a descentralização do poder.
Por sua vez, a presidente provincial da Liga da Mulher Angolana (LIMA), Rita Mateus, realçou o engajamento das mulheres no engrandecimento do partido durante os 56 aos de existência.
A responsável encorajou as mulheres a continuar a lutar contra a violência doméstica, fuga à paternidade, violação sexual de menores, bem como reforçou o apelo para adesão das mulheres ao registo eleitoral e a prevenção contra a covid-19.
Enquanto isso, o secretário provincial em exercício da Juventude Revolucionária de Angola (JURA), José Betão, encorajou a juventude a assumir um papel proactivo na concretização do projecto de sociedade da UNITA, por constituir fundamento político da organização.
O acto decorreu sob o lema “UNITA, 56 anos firme para a alternância do poder em Angola”.
O processo de registo eleitoral oficioso arrancou em Setembro de 2021 e termina a 31 deste mês.
Até ao momento, estão registados na província 150 mil cidadãos, contra os 228 mil e 59 previstos até o fim do processo.
Malanje conta com 51 BUAP, sendo um adicional aberto na quinta-feira (10) e 156 operadores, distribuídos pelos 14 municípios da região.