Uíge - A província do Uíge vai acolher, esta terça-feira, o acto central das comemorações do 4 de Fevereiro, dia do início da Luta Armada de Libertação Nacional, que será presidido pelo ministro de Estado e chefe da casa militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
Além do acto político, consta do programa da actividade, enviado à ANGOP, a deposição de uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido, pelo governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, que inaugurará, no município do Negage, uma escola e um centro médico.
O programa, que decorre sob o lema "com o espírito de Fevereiro, trabalhemos para a estabilidade, desenvolvimento e emprego", reserva mensagem aos antigos combatentes e veteranos da pátria, desfile de mulheres, visita à feira agropecuária e momentos culturais.
Os angolanos comemoram no dia 4 de Fevereiro o início da Luta Armada, que culminou com a proclamação da Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Trata-se de uma data muito importante e de reflexão, pois simboliza um momento histórico de grande relevância para o país. No dia 4 de Fevereiro de 1961, um grupo de angolanos destemidos se levantou contra o regime colonialista.
Começaram com os ataques contra as cadeias de São Paulo, em Luanda, onde se encontravam os presos nacionalistas, e juntos seguiram, por Angola, na luta contra a opressão colonial portuguesa.JAR