Matala – O Tribunal de Comarca da Matala, na província da Huíla, conta, desde sábado, com três novos magistrados do Ministério Público, um dos quais é o novo procurador municipal.
Trata-se de Gouveia Jaime da Silva Muhongo, que foi apresentado como o novo procurador titular do Tribunal de Comarca da Matala, assim como dois seus auxiliares.
Na ocasião a sub-procuradora da República Titular da Huíla, informou que o Tribunal da Matala responde, também, pelos municípios da Jamba, Cuvango e Quipungo, daí a elevada responsabilidade e desafios dos novos magistrados trabalharem com rapidez, eficácia e em estreita colaboração com as instituições que intervêm no sistema judicial.
Por sua vez, o administrador da Matala, Manuel Machado Quilende, realçou que o município tem uma densidade populacional (mais de 250 mil habitantes) que precisa de mais serviços de justiça e de técnicos.
Manifestou a necessidade de construir-se espaços para acolher detidos, dado que é o município com o segundo maior índice de criminalidade da província, a seguir ao Lubango.
Situado a 180 quilómetros a Leste do Lubango, o município conta com quatro magistrados do Ministério Público. MS