Luanda – Vinte e três indivíduos envolvidos nos actos de vandalismo de segunda-feira última, na capital do país, foram condenados nas penas que vão dos 30 dias a seis meses de prisão, em julgamentos sumários realizados em Luanda.
Na terça-feira, no município de Viana, foram condenados quatro elementos nas penas de 30 dias, enquanto um outro foi absolvido por insuficiência de provas.
Na mesma circunscrição foram julgados três elemntos (quarta-feira), dois dos quais condenados a penas de seis meses de prisão, podendo converter em multa de seis mil e 600 kwanzas por dia, durante duas semanas (15 dias). O terceiro réu foi absorvido pelo juiz da causa.
Na impossibilidade do pagamento da multa no prazo estabelecido, os réus deverão cumprir pena efectiva.
Já em Talatona, dos 17 julgados foram condenados com penas de 30 dias de prisão, multa de 80 mil kwanzas e dois mil de emolumentos.
Os réus estiveram envolvidos nos actos de vandalismo e arruaça, nos municípios de Viana, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Talatona e Cacuaco e e Luanda.
Recorde-se que na passada segunda-feira, no distrito urbano do Benfica, município de Talatona, vários cidadãos, alegadamente membros das associações de taxistas, atearam fogo a um comité de acção do MPLA e distruiram o património do mesmo, incendiaram um autocarro pertencente a um hospital em plena via pública que transportava funcionários para o seu local de trabalho.
Retiraram, igualmente, passageiros que viajavam em viaturas particulares, além de forçarem dezenas de taxistas discordantes a aderirem à greve.