Uíge: Sessenta e nove técnicos das administrações municipais do Uíge participam, desde hoje (segunda-feira), no seminário de capacitação sobre instalação de Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), para o arranque da 3ª fase do registo eleitoral oficioso, previsto para dia 23 deste mês.
Actualmente, a província do Uíge conta com 25 BUAP instalados em 15 municípios, excepto os Buengas, e conta com 75 operadores de registo eleitoral.
Para a terceira fase, estão previstos 23 BUAP em 22 comunas dos municípios dos Buengas, Cangola, Ambuila, Bembe, Quitexe, Sanza Pombo, Milunga, Maquela do Zombo e Quimbele.
Ao falar à ANGOP, o director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa no Uíge, Romualdo Garcia, explicou que a formação terá a duração de cinco dias e vai abordar sobre sistema de suporte técnico, instrução do manual de equipamento de energia, aplicação de impressor do cartão de munícipe, entre outros temas.
Com a entrada em funcionamento de 48 BUAP na terceira fase do registo eleitoral oficioso, a província do Uíge passará a contar com 144 operadores, num processo que se poderá estender até ao dia 31 de Março de 2022.
O registo eleitoral oficioso será realizado em 596 Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) a implementar no país, enquanto no exterior será realizado nas missões diplomáticas e consulares a partir de Janeiro do próximo ano.
Em 2017, sete milhões, 93 mil e dois cidadãos participaram nas eleições gerais, onde foram válidos 6.817.877 votos, representando 96,13 por cento, em 25.474 mesas escrutinadas.