Saurimo – O director provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na Lunda-Sul, Vidal Coutinho, apelou hoje, domingo, em Saurimo, aos efectivos do órgão a serem mais responsáveis e a demonstrarem uma postura exemplar diante das várias missões.
O repto foi lançado na abertura das festividades do dia do SME, a ser comemorado a 19 do mês em curso, durante uma parada geral, tendo afirmado que o dever dos membros do órgão é trabalhar na fiscalização das fronteiras e não só, para o bem- estar social do país.
Vidal Coutinho afirmou que a situação migratória na região é estável, não obstante a entrada ilegal de alguns estrangeiros, mas que graças a pronta intervenção dos efectivos têm sabido contornar o fenómeno e, fruto disso, expulsou no primeiro trimestre 40 imigrantes.
Por outro lado, o oficial do SME patenteou 45 efectivos a subintendentes, inspectores e subinspectores, tendo solicitado zelo e dedicação a cada um e que a progressão de carreira traga melhorias significativas para o órgão.
Para este ano, o SME comemora o seu aniversário com o lema “SME 48 Anos, apostando na gestão de fronteiras para a facilitação do turismo e do investimento privado”.
A jornada festiva comportará dentre várias actividades, entre as quais palestras, desporto e visitas a sítios históricos.
Testemunharam ao acto, membros do Conselho Consultivo do órgão, oficiais e distintas entidades. JW/SC