Mbanza Kongo – Um cidadão da República Democrática do Congo (RDC) foi detido quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Zaire, por suposto tráfico de imigrantes ilegais, provenientes do país vizinho.
Trata-se de Ezequiel Katumbayi, de 31 anos de idade, detido na aldeia do Nkoko, município do Luvo, informou esta quinta-feira à ANGOP, o porta-voz do SIC no Zaire, José Bernardo Bebeto.
Refira-se que a Polícia Nacional no Zaire desmantelou, no dia 24 deste mês, no município do Luvo, uma rede de supostos traficantes de imigrantes ilegais, integrada por quatro cidadãos angolanos e da RDC.
De acordo com a fonte, o referido cidadão da RDC, em situação migratória irregular, foi detido em flagrante quando escoltava cinco compatriotas seus do Luvo para Mbanza Kongo, utilizando caminhos clandestinos.
Acrescentou que o guia cobrou por cada compatriota 100 mil kwanzas para os transportar até a cidade de Mbanza Kongo (província do Zaire) e desta seguiriam para a capital do país, Luanda.
Explicou que a detenção do guia e dos demais imigrantes ilegais resulta de duas micro-operações consubstanciadas em três buscas dirigidas, levadas a cabo pelos efectivos do SIC nas aldeias do Tiva e Nkoko, município do Luvo.
Apreendidos 740 litros de combustível
Na mesma operação policial, foram apreendidos 740 litros de combustível, que estavam a ser transportados para a vizinha RDC onde seriam comercializados.
O produto, entre gasóleo e gasolina, estava a bordo de uma motorizada de três rodas e acondicionado em recipientes de 30 litros cada.
Os suspeitos e os produtos apreendidos foram encaminhados ao Ministério Público para tramitação legal. JL