Ndalatando, 28/04 (ANGOP) - O secretário nacional da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), Manuel da Costa Ekuikui, exortou quinta-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, os jovens a promoverem a formação patriótica e à cidadania, visando despertar à consciência da população para que exijam o respeito aos seus direitos.
Manuel Ekuikui que falava no acto de tomada de posse do secretário provincial e da secretaria provincial adjunta da organização juvenil da UNITA sublinhou que a luta para a democratização do país deve ser feita através da educação e consciencialização da população que saberá de forma consciente defender os seus direitos e cumprir os seus deveres.
Apelou aos jovens à coragem, bravura, tenacidade, e, sobretudo, a primarem pela verdade.
O político referiu que não adianta os militantes e jovens continuarem a lamentar sobre o estado do país, mas devem promover acções junto das comunidades e da população no sentido de despertá-las sobre a necessidade da luta pelos seus direitos.
Afirmou, que esses direitos visam a promoção do desenvolvimento humano, que passam pela criação de bons serviços de saúde, educação, segurança pública e jurídica, assim como a criação de condições que permitam confeccionar três refeições ao dia.
Adiantou que a luta pela promoção da justiça social no país deve ser transferida para o povo, que vive as principais dificuldades no seu dia-a-dia.
“O que vamos fazer? deixar de perder tempo com eles, vamos estar juntos do povo. Não vale apenas ficar toda hora a chorar, e lamentar, não é o caminho, o caminho é buscar a força do povo”, frisou.
Manuel Ekuikui exortou a direcção da organização juvenil ora eleita a ter noção dos desafios que lhe foram colocados, como trabalhar com a população nas aldeias para ajudar o povo a despertar a sua consciência.
Por sua vez, o secretário da UNITA na província, Francisco Fernandes Falua, apelou os jovens eleitos para dirigir a JURA no Cuanza Norte a trabalharem para a conquista de vitórias nas próximas eleições gerais e nas autarquias locais.
Na ocasião, tomaram posse Edvaldo Rosário Paulino Cabral e Delfina Manuel Mateus, nos cargos de secretário provincial e secretária provincial da JURA, respectivamente. EFM/DS