Huambo – A primeira secretária do MPLA na província do Huambo, Lotti Nolika, destacou hoje, quinta-feira, o papel desenvolvido pelas mulheres no desenvolvimento socioeconómico e na promoção da estabilidade política do país.
A responsável partidária fez estas considerações durante um encontro com as mulheres ligadas à política, economia, religião, cultura, educação, saúde e aos órgãos de defesa e segurança, promovido pelo Comité Provincial do MPLA.
Lotti Nolika disse que as mulheres têm movimentado a economia formal e informal do país em diversas vertentes, para além de serem agentes promotoras da cultura de paz nas famílias e na sociedade.
Encorajou, por esta razão, as mulheres a continuarem a sensibilizar os jovens a se absterem da intolerância política antes, durante e depois das eleições gerais, previstas para Agosto próximo, por colocar em perigo o processo democrático e a estabilidade nacional.
A também governadora do Huambo referiu que, não obstante as limitações financeiras e agravada pela pandemia da Covid-19, o Executivo dedicou-se na construção de infra-estruturas sociais, como escolas, hospitais e estradas, entre outros, que têm fomentado o emprego para as famílias e elevado o nível de vida social da população.
Fez saber que, dentro de pouco tempo, outros empreendimentos do género construídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) deverão ser colocados à disposição da população, para mitigar algumas dificuldades no domínio das infra-estruturas sociais.
A província do Huambo, constituída por 11 municípios, conta com uma população estimada em dois milhões, 645 mil e 80 habitantes, destes um milhão, 373 e 767 são mulheres, equivalentes a 52 por cento.
Nas últimas eleições gerais, decorridas a 23 de Agosto de 2017, o MPLA obteve, na província do Huambo, 343 mil 28 votos, correspondentes a 58,19 por cento, elegendo três deputados dos cinco do círculo eleitoral provincial.