Malanje- O militante Ruben Muondo, foi reeleito na noite de sábado (12), com 348 votos a favor, correspondendo a 91 por cento dos votos, ao cargo de primeiro secretario provincial da JMPLA, em Malanje, durante a XII Assembleia Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos.
Ruben Muondo superou na corrida, a candidata Luzia Bernardo, que obteve apenas 28 votos.
O evento elegeu ainda 105 membros para continuidade do Secretariado Provincial da JMPLA, bem como 90 delegados e 5 suplentes ao IV Congresso Ordinário da JMPLA a realizar-se em Novembro próximo, em Luanda.
No encerramento do evento, a secretária do Departamento do Ambiente, Cultura e Desportos do Secretariado Nacional da JMPLA, Carla Jaquiline, considerou o acto como a maior demonstração de democracia da juventude do MPLA em Malanje, tendo apelado aos militantes a abraçar os desafios da organização e juntos unir sinergias para o êxito do mandato ora iniciado.
Disse ser necessário que a JMPLA esteja sempre firme e coesa, pois deve conviver com todas as vicissitudes ou adversários políticas, cerrando fileiras e continuar a dialogar com a juventude malanjina e inteirar-se dos seus problemas do dia-a-dia, bem como reforçar o apoio e a inclusão do género a todos os níveis.
Por sua vez, o segundo secretário do Comité Provincial do MPLA, Nelo de Carvalho referiu que os problemas que os militantes da JMPLA enfrentam são conjunturais, daí a necessidade de unirem-se para a busca de soluções, para além de promoverem a boa convivência social com militantes e jovens de outros estratos sociais e filiações partidárias, para o fortalecimento da amizade.
Apelou ao secretariado eleito a trabalhar de forma contínua na constituição, revitalização e dinamização das organizações de base, bem como para a educação política e patriótica da juventude.
Enquanto isso, o secretário reeleito agradeceu o voto de confiança e garantiu prosseguir com o trabalho de organização, contando com a participação de todos os militantes, simpatizantes e amigos.
Assegurou ainda o cumprimento do plano de actividades aprovado durante a Assembleia, para que a organização conserve a confiança conquistada no seio dos militantes e do MPLA em Malanje.
A Assembleia teve a participação de 359 delegados dos 14 municípios da província e nela foram apreciados e aprovados os relatórios de actividades do Comité Provincial referente ao quinquênio 20192024 e linhas de força para o mandato 2024/2029. RM/NC/PBC