Cuito – A governadora da província do Bié, Celeste Adolfo, afirmou hoje, terça-feira, que render tributo ao primeiro Presidente e fundador da Nação, António Agostinho Neto, é um dever moral de cada angolano, enquanto valor patriótico.
A governadora fez esta afirmação durante o acto provincial das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, realizado na comuna do Cunje, município do Cuito.
De acordo com a governante, cada angolano tem o dever de render tributo a Agostinho Neto, enquanto valor patriótico, pois, a estatura política, social e cultural deste filho de Angola vai além de um pai da independência e de um fundador da Nação.
Na sua visão, o saudoso fundador da Nação transformou-se numa referência histórica do povo angolano e uma verdadeira fonte incontornável de inspiração para as novas gerações.
"Falar de Agostinho Neto é descrever uma figura histórica e incontornável da cultura angolana e não só, que se bateu e se afirmou na defesa da identidade cultural e pela liberdade e soberania dos angolanos", realçou.
Por esta razão, disse ser fundamental que o seu legado continue a ser um verdadeiro testemunho de geração em geração.
Recomendou aos professores, activistas, homens de cultura, líderes comunitários e outras sensibilidades a transmitirem a dimensão humana, política, patriótica, social e cultural de Agostinho Neto, para se continuar a erguer uma nação inspirada nos ideais e pilares sólidos de paz, progresso, justiça e liberdade.
Noutra parte do seu discurso, Celeste Adolfo referiu-se sobre o actual contexto económico do país, que tem exigido novas dinâmicas de transformação e estratégias mais assertivas, para se continuar a assegurar o crescimento ecómico e sustentável e por via disso o bem-estar social dos cidadãos.
Nesta conformidade e antevendo-se mais uma época agrícola, apelou aos camponeses da província a apostarem na agricultura por ser a base e a alavanca fundamental para reconquistar a soberania alimentar do país.
Para o efeito, a governante procedeu, no final do acto, à entrega de inputs agrícolas (adubo 12-24-12, sulfato de amónio, ureia, semente de milho,feijão, enxadas e catanas) a cinco cooperativas e associações de camponeses do Cuito, com vista a elevar os níveis de produção e de produtividade.
Reforço da sensibilização sobre Censo 2024
Na oportunidade, a governadora reiterou o apelo da população do Bié no sentido de participar activamente no Censo Geral da População e Habitação2024, colaborando com os agentes recenseadores, de modo a garantir o êxito do processo censitário.
Lembrou aos presentes sobre a importância do processo, por se tratar de uma acção que garantirá dados mais fiáveis para a elaboração e execução das políticas públicas.
Por último, Celeste Elavoco David Adolfo reafirmou o compromisso do Governo local de continuar a trabalhar na resolução dos problemas que ainda afligem as populações, como a melhoria do saneamento básico, dos acessos aos bairros, do fornecimento da energia e água e do maior acesso das crianças e jovens ao ensino formal de qualidade, assim como a assistência médica e medicamentosas.
O acto provincial das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, foi antecedido com momentos de deposição de flores, içar da bandeira e assinatura de livro do memorial no Cemitério Monumento do Cuito, bem como visita ao Hospital Municipal do Cunje.
A governadora participou ainda numa campanha de plantação de árvores.
As comemorações decorreram sob o lema “ Com os ideias de Neto, construamos uma economia forte e dinâmica”. VKY/PLB