Ondjiva – Uma brigada móvel de registo eleitoral oficioso deslocou-se hoje, quinta-feira, de helicóptero às localidades de difícil acesso a Oidiva e Omulavi, comuna de Onshimolo, município do Cuanhama, província do Cunene.
No município do Cuanhama, cinquenta mil cidadãos já efectuaram a actualização do registo eleitoral oficioso nos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), nas comunas de Ondjiva, Oshimolo, Nehone, Mongua e Evale.
A informação foi prestada à ANGOP pelo director do Registo e Modernização Administrativa do Cuanhama, Miguel Etumata, tendo realçado que o helicóptero da Força Aérea Nacional (FAN) vai permitir à brigada chegar com maior celeridade a essas zonas mais distantes.
Explicou que esta é a primeira deslocação de transporte aéreo às localidades mais distantes e de difícil acesso de serem atingidas, sobretudo nesta fase da chuva, tendo em conta as péssimas condições que as vias apresentam.
“Nas últimas duas semanas do processo verificámos, nos postos de registo, grandes enchentes de munícipes, mas as brigadas estão a saber dar resposta à situação, para que ninguém fique de fora nesse processo”, afirmou.
Fez saber que intensificaram a dinâmica no BUAP 01 da cidade de Ondjiva, que regista maior enchente, mas com sete aparelhos a funcionar e que o atendimento está mais rápido, para que ninguém fique por muito tempo de espera na fila.
Miguel Etumata sublinhou que, caso as instâncias competentes considerarem necessário, deverão prorrogar o processo, visto que ainda existem munícipes por actualizar as suas residências.
A província do Cunene prevê registar 193 mil e 581 cidadãos em idade eleitoral, a nível dos 20 BUAP e postos móveis que actuam nas zonas de difícil acesso das 20 comunas pertencentes aos seis municípios.