Menongue - Dois helicópteros da Força Aérea Nacional iniciaram hoje, quinta-feira, a apoiar as acções do registo eleitoral oficioso nas zonas de difícil acesso no Cuando Cubango, quando faltam 14 dias para o fim do processo.
A informação foi avançada à ANGOP, pelo director do Registo e Modernização Administrativa no Cuando Cubango, Nelson Armando, à margem da visita de constatação dos deputados do MPLA do círculo provincial, aos postos móveis e fixos dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) em Menongue.
Referiu que, os aparelhos já estão a prestar apoio aos operadores do registo na comuna do Caiundo, a mais de 135 quilómetros a sudeste de Menongue, e segurão nos próximos dias para os municípios do Rivungo, Mavinga e do Cuito Cuanavale.
Até ao momento, de acordo com o responsável, mais de 60 mil cidadãos, entre os que actualizaram os seus dados por mudança de residência e os jovens que irão completar 18 anos antes do dia da realização das eleições gerais, já estão registados no Cuando Cubango, província com um universo de mais de 700 mil habitantes.
Nelson Armando informou que para permitir melhor acessibilidade do sinal da internet, nas zonas de difícil acesso, estão a ser montados antenas, para dar respostas a enchentes que são verificados nos últimos dias nos postos de registo, que já receberam um reforço de 40 novos operadores, do 90 já controlados.
Disse que em função da densidade populacional, Menongue, a título de exemplo, que tem mais de 380 mil habitantes, será reforçada com mais cinco equipas móveis, para além das fixas e os demais irão beneficiar de quatro equipas, para imprimir celeridade ao processo.
O coordenador do grupo parlamentar do círculo provincial do MPLA no Cuando Cubango, João António Lineha, considerou positivo o trabalho que está a ser desenvolvido pelos operadores nos postos do BUAP, apesar de serem informados das preocupações que os cidadãos enfrentam devido à falta do bilhete de identidade.
Os deputados foram informados que a morosidade no atendimento dos cidadãos nos postos de registo será superado com o reforço das equipas em todos municípios, quando faltam ainda 14 dias para o término do processo do registo eleitoral oficioso no país.