Menongue – A elevação dos níveis de preparação e instrução combativa, para a prontidão dos efectivos na resposta aos grandes desafios do momento, continua a ser a principal aposta da região militar sudeste.
Este posicionamento foi reafirmado quarta-feira, em Menongue, pelo comandante da região militar sudeste, Remígio do Espírito Santo, no final da visita do ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
Outra acção a ser tida como prioritária, conforme o oficial, prende-se com a disciplina ao nível das tropas e a prevenção de acidentes de viação, pois, acrescentou, muitos militares conduzem viaturas e motorizadas e em alguns casos violam as regras de condução, causando muitas mortes, feridos e danos materiais.
Sobre a visita, afirmou que a mesma permitiu constatar as dificuldades que a região se debate, por meio de uma radiografia pormenorizada das principais infra-estruturas, com destaque para a enfermaria militar, o refeitório e as obras de construção das casernas.
“ O ministro fez uma constatação e garantiu ao seu nível fazer alguma coisa para que se melhorem, quer as condições de vida das tropas quer as condições de infra-estruturas”, salientou.
Sobre a possibilidade da construção de raiz de um hospital militar, embora não tenha avançado a data certa para o início, informou que o terreno já foi cedido pelo governo provincial, localizado no bairro Tucuve, com água potável e energia eléctrica.
Trata-se da primeira visita oficial do ministro de tutela desde que a antiga V Divisão Militar de Infantaria Motorizada foi elevada à categoria de Região Militar Sudeste. MSM/FF/PLB