Caála - O secretário do Partido de Renovação Social (PRS) na província do Huambo, António Soliya Selende, manifestou, esta quinta-feira, o compromisso desta formação política com a promoção da justiça social e consolidação do Estado democrático e de direito.
O dirigente, que falava no acto político em alusão ao 31º aniversário da referida formação política, assinalado hoje, no município da Caála, afirmou que o PRS se propõe em continuar apoiar as acções para a melhoria da qualidade vida dos angolanos e redução das assimetrias.
Segundo António Soliya Selende, o Partido de Renovação Social quer ver resolvida a situação da fome que se regista, principalmente, no Sul de Angola, a intolerância política e a problemática da falta de medicamentos em algumas unidades sanitárias.
Um outro desafio, prosseguiu o político, prende-se com a intensificação das campanhas de sensibilização e recrutamento de novos militantes, para fazer face aos próximos desafios eleitorais.
António Soliya Selende disse que durante os 31 anos da sua existência, o PRS conseguiu instalar-se nos 11 municípios da província do Huambo, onde tem contribuído para o desenvolvimento socioeconómico, por via da fiscalização dos principais programas do Governo.
O dirigente encorajou o Governo a investir mais na agricultura familiar e empresarial, tendo em vista a diversificação económica e o combate à pobreza.
O PRS é um partido político com representação na Assembleia Nacional, fundado em 1990. Nas primeiras eleições em que participou, dois anos depois da sua fundação, em 1992, ganhou seis assentos na Assembleia Nacional.
Já nas eleições parlamentares de Setembro de 2008, obteve oito assentos dos 220. Em 2012 teve três assentos.
Já nas últimas eleições gerais realizadas em 2017, o PRS ficou com dois lugares no prlamento.