Huambo – O presidente da Comissão Eleitoral na província do Huambo, Adriano Jacinto Calembe, defendeu, esta sexta-feira, o reforço da capacidade organizacional dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), para manter a transparência do registo eleitoral oficioso.
O dirigente falava durante o encontro provincial de Supervisão do Registo Eleitoral Oficioso e de Educação Cívica Eleitoral, dirigido aos responsáveis e técnicos das comissões municipais eleitorais, no quadro dos preparativos das eleições gerais de 2022.
Até ao momento, estão em funcionamento, na província do Huambo, onde vivem mais de dois milhões e 500 pessoas, 23 balcões de atendimento, dos 40 previstos para a emissão do cartão de munícipe e do registo eleitoral oficioso.
Segundo Adriano Jacinto Calembe, é importante que os BUAP continuem a trabalhar com a máxima organização, para evitar aglomeração de cidadãos que queiram actualizar os locais de residência.
Sobre o encontro, informou que serviu para dotar os participantes de ferramenta de diagnóstico organizacional da Comissão Provincial Eleitoral, enquanto órgão desconcentrado da administração eleitoral independente, com a competência de supervisionar o processo de registo eleitoral.
Disse que o evento serviu para auscultar, reflectir e analisou os actos preparatórios que conduzirão a realização das eleições gerais de 2022, bem como criar o instrumento que possa auxiliar os dirigentes, gestores e técnicos dos diferentes níveis da administração eleitoral.
Nesta conformidade, orientou os participantes a aplicarem os conhecimentos teóricos e práticos, para além de os partilhar, com foco na realização, tal como sempre, de eleições transparentes, tendo em vista a consolidação do Estado Democrático e de Direito.