Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presidente angolano admite sucesso do programa do FMI

     Política              
  • Luanda • Segunda, 14 Março de 2022 | 21h21
João Lourenço discursa na Assembleia Nacional de Cabo Verde
João Lourenço discursa na Assembleia Nacional de Cabo Verde
CIPRA

Praia (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, esta segunda-feira, na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, que Angola conseguiu implementar com sucesso o programa negociado com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O estadista angolano, que falava na sessão solene da Assembleia Nacional de Cabo Verde, disse que a implementação do programa resultou no crescimento da economia angolana, sobretudo no sector privado.

Afirmou que, apesar das consequências da pandemia da Covid-19, o Governo angolano continua a fazer importantes investimentos na produção e distribuição de energia e água.

O Presidente angolano apontou também os investimentos feitos na construção de infra-estruturas em sectores como saúde e educação, acompanhado com a admissão, por concurso público, de milhares de pessoal médico e docente. 

Entre os programas em implementação no país, João Lourenço enunciou o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que vem levando mais serviços públicos aos municípios. 

Eleições gerais em Agosto

O Presidente da República reafirmou que no mês de Agosto do corrente ano Angola vai realizar as suas quintas eleições gerais, num ambiente de "perfeita harmonia e liberdade". 

"Depois de décadas de guerra, Angola vive, há 20 anos, uma situação de paz efectiva duradoura e irreversível num ambiente de perfeita reconciliação nacional", reforçou.  

Para o Chefe de Estado, Cabo Verde é um verdadeiro e inequívoco exemplo de democracia em África, que se vai consolidando, a cada dia, com o contributo dos seus cidadãos.     

Cooperação Angola e Cabo Verde 

No domínio da cooperação bilateral, apontou para a necessidade de se estabelecer uma verdadeira parceria estratégica, reforçando os laços de amizade e de cooperação em domínios como administração pública, educação, agricultura, transportes, turismo, serviços e a nível parlamentar. 

 "Na realidade, os nossos dois países dispõem de recursos e de um enorme potencial humano para que se explore muito mais as áreas de cooperação em que somos mais fortes", disse.  

João Lourenço manifestou-se convicto de que se pode atingir os fins previstos, aproximando os dois países com a iminente reabertura da rota aérea Luanda/Praia/Luanda.

"Tiremos o maior proveito possível da entrada em vigor do Acordo de Mobilidade na CPLP, que vem facilitar o movimento dos cidadãos dentro da nossa comunidade de países irmãos de língua oficial  portuguesa'', sublinhou. 

Segurança em África 

Numa outra vertente, João Lourenço manifestou-se preocupado com a situação de segurança em África, com o alastrar das acções de terrorismo nos países da região do Sahel desde a desestabilização da Líbia, assim como a persistência do mesmo fenómeno no Corno de África, República Democrática do Congo e em Moçambique. 

Para o Presidente da República, a remoção do poder pela força das armas de governos legitimados nas urnas em eleições democráticas, muitas vezes estimuladas e financiadas por interesses de fora, deve merecer também uma acção concertada dos  Estados africanos a nível regional e continental.  

 "Devemos também colocar no centro das nossas atenções às questões relativas às alterações climáticas que têm causado danos a várias regiões do nosso planeta, com consequências muito sérias sobre a vida das populações mais directamente afectadas pelo fenómeno", frisou. 

Angola , disse, associa-se a todos os esforços envidados pela Comunidade Internacional para reverter essa dinâmica e tem procurado a nível interno respeitar os compromissos assumidos por nós e por todos os participantes da COP-26, realizada na cidade de Glasgow no ano passado. 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+