Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu este sábado, em Luanda, uma mensagem do seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, cujo teor não foi revelado à imprensa.
Foi portadora da missiva a ministra dos Negócios Estrangeiros da RDC, Marie Tumba Nzeza, que foi recebida em audiência pelo Presidente angolano, na qualidade de enviada especial do líder congolês democrático.
Depois da audiência, a chefe da diplomacia da RDC declarou à imprensa que a ocasião serviu, também, para a troca de pontos de vista relativamente à candidatura deste país, ao posto de secretário executivo da Conferência para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Ao pronunciar-se sobre a actual situação política na RDC, Marie Tumba Nzeza, considerou de “muita calma”, sublinhando que o governo do seu país, liderado por Félix Tshisekedi, está a consolidar a democracia e a fortalecer as instituições.
Angola e RDC, ambos membros da SADC e da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), têm mantido contactos ao alto nível, sobre questões relacionadas com a paz, estabilidade e segurança na região.
Os dois países partilham uma longa fronteira terrestre e fluvial.
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço assume a presidência rotativa da CIRGL, organização criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança na região.