Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, participa nesta sexta-feira, por videoconferência, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
A reunião, que teve início esta manhã, vai confirmar o angolano João Samuel Caholo como novo secretário executivo da CIRGL, após a sua recente eleição pelo Conselho de Ministros da organização, sob proposta de Angola.
O diplomata angolano, que foi candidato único, substitui no cargo o congolês Zachary Muburi-Muita.
João Samuel Caholo, de 64 anos, é engenheiro geólogo de formação e serve a diplomacia angolana há mais de 20 anos.
Da sua longa e vasta experiência diplomática destacam-se as funções de secretário executivo adjunto para a Integração Regional da SADC (2009-2013) e as de secretário executivo adjunto da mesma organização (2005–2009).
Trabalhou também para a União Africana e a União Europeia, em todos os Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e noutros países dos continentes africano, americano, asiático e europeu.
Além de Angola, a CIRGL é integrada por Burundi, República do Congo (presidente da organização), República Democrática do Congo, República Centro Africana, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.