Malanje- O candidato ao cargo de primeiro secretário do MPLA em Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, exortou hoje, sábado, nesta cidade, os militantes do partido a ser exemplares no combate à corrupção, nepotismo e bajulação, rumo ao desenvolvimento de Angola.
Segundo Kwata Kanawa, essa postura contribui em grande medida para o alcance dos intentos do MPLA de banir esses males que enfermam a sociedade, daí a necessidade de todos os militantes abraçarem essa luta.
O político fez esse apelo no acto de abertura da XII Conferência Provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos do MPLA, tendo reiterado que cada militante deve contribuir com práticas tendentes a moralização da sociedade, afastando todas as condutas que ponham em causa o bem-estar comum.
Defendeu a necessidade de os militantes continuar a acreditar e a convencer os cidadãos que o MPLA é a única força política capaz de conduzir os destinos da nação, pelo que está comprometido com as aspirações do povo angolano.
Kwata Kanawa defendeu também a necessidade do reforço cada vez mais do espírito de unidade, coesão e disciplina, tendo em vista o desenvolvimento da organização, que considera dinâmico e profundamente enraizado no seio do povo.
Por outro lado, Norberto dos Santos pediu dos militantes serenidade, ponderação e confiança na liderança do partido no que toca a resolução dos problemas dos cidadãos, apesar da crise financeira e a situação de calamidade que o país vive por conta da Covid-19.
Realçou que apesar das limitações financeiras, o governo provincial de Malanje tem vindo a evidenciar esforços em prol da melhoria das condições de vida da população, com destaque para a do meio rural, com a construção e reabilitação de escolas, postos de saúde, sistemas de água, espaços de lazer e outras infra-estruturas.
Nesta altura, acrescentou, decorrem as obras de ampliação da centralidade de Malanje, que passa de 212 para seis mil e 200 apartamentos, a par da construção da casa da juventude, desassoreamento do rio Malanje e outros projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Por sua vez, o coordenador do grupo de acompanhamento do Bureau Político do MPLA para província de Malanje, Albino Carlos, precisou que o partido continuará a manter o seu papel de principal força de transformação social do país e de influente actor político de Angola e além fronteiras.
Ressaltou que Malanje constitui-se numa das principais praças políticas de “peso” do MPLA e reafirmou o engajamento da organização em prol da paz, democracia, estabilidade política e social, tendo em vista a melhoria das condições de vida da população.
Enquanto isso, o secretário provincial da JMPLA, Dilangue Baião, manifestou a intenção da organização juvenil do partido em continuar a trabalhar na sensibilização dos jovens para o uso correcto das redes sociais e respeito pelos símbolos nacionais e as autoridades do Estado, com vista a construção de uma Angola mais inclusiva e ao reforço da unidade nacional.
“A juventude deve assumir a dianteira e continuar a desempenhar o papel de alavanca para a resolução dos diversos problemas sociais do país”, acrescentou.
Com a participação de 592 delegados, o evento a encerrar no fim do dia, visa fazer balanço das acções do partido desenvolvidas durante o período 2016/2021, traçar estratégias para o próximo quinquénio, analisar o ajustamento dos estatutos do partido ao seu programa e reconduzir Norberto dos Santos ao cargo de primeiro secretário provincial do partido em Malanje.
A actividade que decorre sob o lema “MPLA- por uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva” vai ainda eleger o novo corpo directivo do MPLA, candidatos a membros do Comité Central e delegados ao VIII Congresso do partido a decorrer de 9 a 11 de Dezembro próximo, em Luanda.