Dundo – Quatrocentos e setenta e cinco litros de combustível contrabandeados foram apreendidos, no último fim-de-semana, pela Polícia Nacional na orla fronteiriça entre as províncias da Lunda Norte e a República Democrática dos Congo (RDC).
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que a apreensão resultou de uma micro-operação em vários postos fronteiriços.
Informou que durante a operação foram também apreendidas 100 sacos de sal e igual número de farinha de trigo que estavam a ser contrabandeados na orla fronteiriça.
Foram igualmente destruídas duas lavras com 1.550 plantações de estupefaciente (liamba), nos municípios de Xá-muteba e Lucapa.
Para além da destruição das lavras, prosseguiu, foram detidos três supostos donos das mesmas, já encaminhados ao Ministério Público para os passos subsequentes.
Fez saber que a operação permitiu a frustração de 100 casos de violações de fronteiras, que resultaram na detenção de 519 cidadãos da RDC, acompanhados de 69 crianças.
Os imigrantes que pretendiam atingir as zonas de exploração de diamantes e a capital de Angola, Luanda, já foram repatriados ao país de origem, através dos postos fronteiriços dos municípios de Cuango, Caungula, Lóvua, Chitato e Cambulo. JVL/HD