Ondjiva - Uma jornada de educação e exaltação patriótica foi aberta esta quinta-feira, na província do Cunene, pela Polícia Nacional para reforçar a prestação dos efectivos junto dos cidadãos.
O evento que decorre até ao mês de Dezembro, sob o lema “Com lealdade, patriotismo, disciplina e compromisso”, prevê um conjunto de actividades, culturais, desportivas, solidárias, e trabalhos de proximidade voltadas à segurança pública.
De acordo com o chefe de departamento de Educação Patriótica do Comando da Polícia Nacional no Cunene, superintendente Américo Cambinda, a jornada visa reforçar a lealdade disciplina, ética policial, civismo e moral no seio dos efectivos para o respeito hierárquico, a coesão, eficiência e eficácia operacional.
Américo Cambinda realçou ainda que o evento vai permitir o reforço dos valores cívicos, restaurar a confiança pública, educar os efectivos sobre as normas da segurança pública e, de modo a melhorar a imagem da corporação.
Na abertura, o comandante da Polícia Nacional no Cunene, comissário Alberto Paulo, realçou a importância da jornada na promoção dos valores cívicos e patrióticos, na criação de um ambiente mais seguro e coeso junto da sociedade.
Disse que a jornada vai permitir disciplinar, educar e transmitir os aspectos patrióticos da cultura policial, assim como fazer um acompanhamento e instrução ética dos efectivos, cujos resultados devem espelhar na diferença no comportamento dos efectivos na via pública e perante as missões.
Desta feita, exortou a participação de todos oficiais superiores, subalterno e agentes, para maior responsabilidade, disciplina e serem cumpridores das leis, respeitando o trabalho, os programas e a missão incumbidas.FI/LHE/VIC