Uíge - O comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, comissário Ernesto Haiyamuniye, reafirmou, nesta quarta-feira, a contínua aposta no combate à fuga ao fisco, contrabando de mercadoria, entre outras acções que visam garantir a protecção e fiscalização na fronteira com a república Democrática do Congo (RDC).
Ernesto Hayamuniye, que falava durante o acto comemorativo do 48º aniversário da Polícia Nacional de Angola, que hoje se assinala, disse constar, igualmente, dos desafios o policiamento de proximidade, realização de acções de prevenção e combate à criminalidade, formação contínua dos efectivos, redução da sinistralidade rodoviária e de infracções aduaneiras na província.
O acto, que decorreu sob o lema “Polícia Nacional, 48 anos na garantia da segurança pública”, ficou marcado pelo patenteamento de 431 efectivos, destes 371 sub-inspectores, 60 sub-chefes, bem como a entrega da nota de reconhecimento a 118 oficiais reformados.
Aos promovidos, o comandante pediu maior responsabilidade, dinamismo, demonstrando capacidades e habilidades laborais.
Polícia no Uíge regista mais de mil crimes em 2023
A Polícia Nacional no Uíge registou, em 2023, um total de mil e 760 crimes de natureza diversa, menos mil 243 no igual período do ano anterior (2022), informou hoje o comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, Ernesto Haiyamuniye.
Entre os crimes, destaca-se os homicídios, ofensas à integridade física, agressões sexuais, furtos, roubos, entre outros delitos, uma média de registo de 4.8 crimes por dia, abaixo dos 8.2 no período anterior.
Do total de crimes, mil 110 foram esclarecidos, correspondendo a 63% de casos.
Por outro lado, o comissário informou sobre o registo de 414 casos de violência nos postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC) e, consequentemente, foram interpelados 867 cidadãos, sendo 223 nacionais, 641 da RDC e três Guiné Conacri.
Estas acções resultaram na apreensão de 32.395 litros de combustíveis (gasolina e gasóleo), 112 mil 800 Kwanzas, 180 mil 250 Franco Congolês e 180 dólares americano.
O acto comemorativo do 48º aniversário da Polícia Nacional de Angola foi antecedido pela deposição de uma coroa de flores ao túmulo do Soldado Desconhecido, pelo comissário Ernesto Haiyamuniye, em homenagem aos efectivos tombados pela independência nacional. EPP/JAR