Dundo - A Polícia de Guarda Fronteira (PGF) na província da Lunda Norte foi, hoje, terça-feira, reforçada com vários meios técnicos visando a melhoria das actividades operativas ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
Foram entregues dez viaturas e motorizadas para facilitar o patrulhamento em diferentes postos fronteiros e tornar mais eficaz o combate à imigração ilegal, contrabando de mercadores e combustivel, trafico de diamantes e de menores.
Na ocasião, o delegado provincial do Interior na Lunda Norte, Gerson Miguel, disse que os meios entregues vão dinamizar as acções operativas, sobretudo em vias de difícil acesso usadas pelos imigrantes.
Apelou aos agentes da PGF no sentido de redobrar a vigilância, sobretudo nas zonas de exploração de diamantes , principal atractivo dos imigrantes.
Dados da Polícia Nacional apontam que de Janeiro a presente data, foram registados 112 casos de violação de fronteira, mais 20 em comparação com o período homólogo, que resultaram na detenção de 25.524 cidadãos da RDC, contra 1.358 do ano 2021.
Foram expulsos do território nacional, 11 mil e 10 imigrantes irregulares da RDC, mais 585 em relação ao período homólogo, através dos postos fronteiriços de Chissanda, Furtuna, Nachiri, Lupemba, Itanda, Nordeste, Furi-3 e Marcos-5, nos municípios de Chitato e Cambulo.
Por seu turno, a governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, reiterou o apoio institucional e material do governo local, na melhoria das acções operativas dos distintos órgãos do ministério do Interior.
Apelou a população no sentido de continuarem a colaborar com a Polícia Nacional, denunciando crimes e cidadãos que auxiliam a imigração ilegal.
Exortou igualmente a denúncia de actos de corrupção no seio dos agentes, sobretudo ligados à emigração e estrangeiro e viação e trânsito.
Durante o acto de apresentação dos meios, foram promovidos e patenteados 11 elementos de distintos órgãos do MININT aos graus de inspectores, inspectores-chefes e sub-inspectores.