Caála - Os partidos políticos MPLA, UNITA e PRS intensificaram, deste Abril último, no município da Caála (Huambo), os programas de educação eleitoral, para prevenir possíveis actos de intolerância política antes, durante e depois as eleições gerais.
Apesar de a municipalidade não ter histórico de intolerância política, estas formações partidárias desdobram-se, neste período de pré-campanha, em actividades de sensibilização dos militantes sobre a necessidade da convivência na diferença e no respeito pela liberdade de opinião.
Abordados esta quarta-feira pela ANGOP, os dirigentes do MPLA, UNITA e PRS na Caála consideram fundamental que os angolanos continuem comprometidos com os valores da paz e da reconciliação nacional, para que as eleições gerais, previstas para Agosto próximo, sejam mais um passo na consolidação do processo democrático.
De acordo com o secretário do Departamento de Informação e Propaganda (DIP) do MPLA no município da Caála, Julião Coliengue, o partido está a trabalhar para afastar, neste período de pré-campanha eleitoral, os militantes de qualquer comportamento anti-social, tendo em conta o compromisso com a preservação da paz e consolidação da democracia.
Referiu que, este trabalho, consiste no reforço da educação cívica eleitoral dos militantes e na moralização das famílias, para que sejam os primeiros a demarcar de qualquer em casos de intolerância política.
Para o secretário local da UNITA, Aquerino Amadeus Mungula, a organização político-partidária trabalha na educação cívica dos militantes, para poderem evitar provocações que terminam em violência.
Já o responsável do PRS no município da Caála, Agostinho Faria, disse que o partido desenvolve uma série de campanhas de sensibilização sobre a necessidade da convivência na diferença político-partidária, para que os cidadãos possam ir às urnas com o máximo civismo.
O país espera realizar, em Agosto próximo, as quintas eleições gerais, depois de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Com uma extensão territorial de três mil e 680 quilómetros quadrados, vivem no município da Caála 366 mil 480 habitantes, distribuídos pelas comunas Calenga, Catata, Cuima e Sede, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).