Lubango - O administrador municipal do Lubango, província da Huíla, Lisender André, considerou hoje, quinta-feira, que a paz que o país vive, há 22 anos, deu mais espaço ao cidadão para participar na vida pública.
Lisender André fez essa apreciação no acto político que marcou as comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional que hoje se assinala, sob o lema , “4 de Abril- Pelo Crescimento do país”, que juntou entidades de diferentes extratos da sociedade lubanguense.
Argumentou que essa participação é cada vez mais notável, "porque é evidente o esforço diário" das autoridades governamentais em implementarem uma governação participativa, como caminho necessário para a consolidação da Nação, o que ajuda aprimorar processo democrático.
Para o administrador "não há dúvida de que o entendimento primário e geral é a paz estar ligada ao calar do conflito armado e dizimador, em que as reconstruções do país acabaram por se constituir o “carro-chefe” de toda a actuação do Executivo.
Mas há ainda, prosseguiu, o desafio da situação socioeconómica que deve ser a preocupação diária e evitar que seja um factor de estrangulamento da coesão social.
O município do Lubango, capital da província da Huíla, tem uma população estimada em um milhão e 51 mil 775 habitantes espalhados por um território de três mil 147 quilómetros quadrados. BP/MS