Luanda - A coordenadora do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola, Zahira Virani, incentivou hoje, quinta-feira, em Luanda, os cidadãos a participarem na promoção, defesa e protecção dos Direitos Humanos.
Ao intervir num encontro por ocasião do 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a responsável disse que os cidadãos devem promover os direitos fundamentais da humanidade, mediante o reforço dos comités locais dos Direitos Humanos a todos os níveis.
Manifestou o seu agrado põe ser esta uma abordagem fortemente alinhada com um dos principais pilares da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos, lançada pelo Governo em 2019.
Reafirmou o compromisso do Sistema da ONU de cooperar com o Governo angolano e parceiros na defesa dos Direitos Humanos.
A Zahira Virani, que fez a leitura de uma mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, reconheceu que o mundo vive tempos difíceis devido a pandemia da Covid-19, que tem abalado ainda mais a situação das pessoas mais vulneráveis.
Apelou, neste sentido, a participação de todos os cidadãos na defesa dos Direitos Humanos a todos os níveis.
Já o presidente da 10ª Comissão da Assembleia Nacional, Raúl Danda, referiu que, deve-se regozijar com avanços registados em matéria de Direitos Humanos, mas não se pode contentar apenas com estes registos.
Apesar dos avanços, asseverou, o país ainda tem muito para fazer no campo dos Direitos Humanos.
O mundo celebra o 72º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, data proclamada a 10 de Dezembro de 1948, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), três anos após o fim da segunda grande guerra, com o objectivo de promover a paz mundial e preservar a humanidade.