Huambo - A secretária da OMA na província do Huambo, Dolina Tchinhama, reiterou hoje, sábado, a aposta da organização na promoção do empoderamento da mulher rural, através da intensificação das acções de alfabetização e formação técnico profissional.
De acordo com a responsável, que falava no acto de encerramento da jornada Março-Mulher da OMA no Huambo, realizado na aldeia de Nondolo, comuna de Chiumbo, município de Cachiungo, a realidade da mulher rural, quanto ao seu empoderamento, ainda está muito aquém do desejado.
"Nas zonas rurais precisa-se trabalhar muito para que a mulher possa sair do obscurantismo e conquistar lugares chaves na sociedade, a partir mesmo das organizações locais, como as associações de camponeses e cooperativas agrícolas, como sendo as áreas em que mais actuam a nível das comunidades", realçou.
Por esta razão, referiu que OMA, dentro das suas responsabildiades sociais, vai abraçar o desafio de contribuir na promoção do empoderamento deste segmento social, cuja aposta passará, igualmente, na contínua advocacia do seu acesso aos programas de cedências de micro-credito e de meios agrícolas, visando a melhoria das suas condições sociais.
Dolina Tchinhama solicitou às mulheres em geral a continuarem, independentemente das convicções políticas e religiosas, unidas e coesas, em prol do fortalecimento da democracia, progresso e o desenvolvimento do Huambo, em particular, e do país em geral.
Ainda na sua alocução, apelou as militantes da OMA no sentido de se juntarem às acções de sensibilização e mobilização contra a Covid-19, bem como de adesão aos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUP)), para o registo eleitoral oficioso, cujo término está previsto para 31 deste mês.
Quanto à Jornada Março-Mulher, que decorreu desde 28 de Fevereiro, sob o lema " Mulheres Unidas pelo desenvolvimento e consolidação da democracia", a responsável fez um balanço positivo das actividades desenvolvidas, por contarem com a participação activa do grupo alvo.
Actividades filantrópicas, com destaque a doações de sangue em todos os municípios, e palestras preencheram a Jornada Março-Mulher da OMA na província do Huambo.