Huambo – As obras de construção do futuro Centro Integrado de Formação Técnico-Profissional (CINFOTEC), previsto para albergar dois mil e 120 estudantes, por cada ciclo formativo, decorrem a bom ritmo com um grau de execução de 55 por cento em dez meses.
A infra-estrutura, que começou a ser construída em Fevereiro deste ano, foi visitada hoje, quinta-feira, pelos 137 delegados da província do Huambo ao VIII Congresso Ordinário do MPLA, previsto para o período entre 9 a 11 deste mês.
A construção da infra-estrutura, orçada em 28 milhões de dólares (USD), resulta de uma doação do Governo chinês, depois de um acordo assinado em Abril de 2019, no âmbito das boas relações bilaterais.
Este orçamento, conforme apurou a Angop no local, incluiu ainda a formação dos futuros professores da instituição, a ser construída em dois anos, numa área de seis mil e 531 metros quadrados, de um total de 20 mil 576 metros quadrados de espaço disponível.
O empreendimento contará com cinco edifícios administrativos e de formação técnico-profissional, assim como também uma biblioteca, anfiteatro, fábrica de treinamento e outros compartimentos.
O complexo contará ainda seis salas de aula, 28 laboratórios e seis oficinas, onde serão ministradas disciplinas teóricas e práticas dos cursos profissionais de mecânica e produção, tecnologias de informação, meteorológica, electro-medicina, electricidade e mecatrónica.
A propósito, a primeira secretária do MPLA na província do Huambo, Lotti Nolika, disse que os delegados eleitos ao Congresso mostram-se satisfeitos com o grau de execução do futuro CINFOTEC e prometem levar ao conclave a bandeira da união, da coesão e de encorajamento ao futuro Presidente do Partido.
Os delegados do MPLA ao VIII Congresso Ordinário do Huambo visitaram, igualmente, as obras de construção dos futuros centros Cultural e de Formação dos Jornalistas (CEFOJOR).