Lubango - A XII Conferência Provincial Ordinária e de Renovação de Mandatos do MPLA na Huíla reelegeu, nesta sexta-feira, no Lubango, Nuno Mahapi ao cargo de primeiro secretário do partido.
O político concorreu sozinho e obteve 593 votos a favor, correspondentes a 98,7%, dos 601 escrutinados, num evento em que participaram 613 delegados.
A conferência elegeu igualmente o novo Comité Provincial com 225 membros, obedecendo ao principio da continuidade com 45% e da renovação com 55%. Aprovou igualmente a lista de 136 delegados ao VIII Congresso do MPLA.
Na ocasião, Nuno Mahapi agradeceu o voto de confiança dos militantes e espera contar com todos para concretizar o legado de Neto, segundo o qual "o mais importante é resolver os problemas do povo".
Por sua vez, o coordenador do grupo de acompanhamento do Burreau Político à Huíla, Boavida Neto, disse ser o início de uma nova empreitada política e que Nuno Mahapi não pode levar o barco sozinho, devendo optar pela unidade e coesão, “porque no MPLA não há militantes antigos e nem novos, apenas os que querem lutar para vencer”.
Para tal referiu que a primeira responsabilidade é "escolher bem" a Comissão Executiva, o segundo secretário, os membros do secretariado, criar uma equipa ideal, pois tudo vai no seu lugar se acreditar na razão da força que conduz o MPLA.
“O MPLA acredita em ti, contam com o nosso voto de confiança, juntos faremos melhor para um MPLA mais forte na Huíla”, confortou.