Huambo – O novo vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Huambo, Angelino Edmundo Elavoco, comprometeu-se segunda-feira, nesta cidade, em prestar maior acompanhamento ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Angelino Edmundo Elavoco falava na cerimónia de apresentação aos membros do governo da província e de troca de pastas com o seu antecessor, orientada pelo governador em exercício do Huambo, Elemano Francisco Inácio.
No seu discurso, referiu que o acompanhamento do PIDLCP na província será uma das principais prioridades, no cumprimento das suas funções, de modo a permitir que o programa gere o impacto efectivo na melhoria das condições de vida das populações, sobretudo das mais vulneráveis.
Deste modo, continuou, pretende-se que, anualmente, seja possível apresentar, em balanço, o número de famílias efectivamente beneficiárias e das que foram retiradas da linha de pobreza extrema com a execução das acções do programa, que conta com a disponibilização, mensal, de 25 milhões de kwanzas para cada municípios.
Ainda na sua intervenção, o novo vice-governador prometeu ser um fiel auxiliar da governadora da província, Lotti Nolika, na execução dos programas públicos, nos domínios político, social e económico, propondo as soluções mais consentâneas e coerentes para as necessidades das comunidades da região, bem como pautar a sua conduta, entre outros, nos princípios da legalidade, probidade pública e imparcialidade.
Por sua vez, o governador em exercício do Huambo, Elmano Francisco, lembrou ao novo membro do aparelho governativo da província, sobre o grau de responsabilidade do seu cargo para a garantia da eficácia da governação na região.
Por outro lado, agradeceu ao vice-governador cessante pela sua entrega e dedicação nas acções de desenvolvimento da província, ao longo do seu mandato.
Angelino Edmundo Elavoco, que foi nomeado no passado dia 02 de Fevereiro e empossado no dia 09 de Março, pelo Presidente da República, João Lourenço, substitui no cargo Francisco Jamba Kata, que cessou as funções há mais de cinco meses.
Na província do Huambo, localizada na região centro do país, vivem dois milhões 756 mil e 159 habitantes, distribuídos em 11 municípios e 37 comunas, três mil 207 localidades, das quais 341 urbanas e duas mil 886 aldeias, numa extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados. VKY / OHA