Chinguar – O novo juiz de direito da sala de competência genérica do município do Chinguar, na província do Bié, Adão Bilhete, quer imprimir maior celeridade processual , bem como primar pelos princípios da responsabilidade e imparcialidade.
Falando no acto de apresentação com as autoridades governamentais locais, magistrados e população do Chinguar, Adão Bilhete sublinhou que a ideia visa acautelar também a justiça por mãos próprias, assegurando a apreciação minuciosa de todos os processos.
Por isso, prometeu cumprir com zelo os novos desafios, com a colaboração de vários órgãos que intervêm na administração da justiça neste município.
Por sua vez, o administrador municipal adjunto desta localidade para o sector Técnico e das Comunidades, Silvano Mucanda, apelou ao novo juiz a fazer cumprir a Constitução da República e as demais leis em vigor no país, de modo atingir a justiça e bem-estar das populações.
Adão Bilhete substitui a também juíza Rosa dos Santos, transferida para exercer as mesmas funções no Tribunal de Comarca do Cuito.
O município do Chinguar conta já com dois procuradores que são responsáveis da acção penal ou instrução processual que introduzem em Tribunal, bem como velam pelo cumprimento da legalidade naquele território.
A província do Bié, centro de Angola, conta com 12 juízes de direito, distribuídos nas Comarcas do Cuito, Andulo e Camacupa.JEC/PLB