Malanje- Nove magistrados do Ministério Público (MP), nomeados este mês, iniciaram oficialmente as respectivas funções ao serviço da Procuradoria-geral da República (PGR) em Malanje, no âmbito da expansão do órgão pelo país.
Os referidos magistrados juntam-se aos actuais 13, perfazendo 22 procuradores e estarão destacados nos municípios de Kiwaba Nzoji, Cacuso e Mucari.
No acto de apresentação dos procuradores ao governo da província, o coordenador da Região Judiciária Norte da Procuradoria-Geral da República (PGR), Neto Joaquim Neto, disse que o Executivo pretende dinamizar a tramitação processual e evitar que cada magistrado atenda mais de um município.
Realçou que a PGR vai continuar a prestar particular atenção ao aumento do número de magistrados nas províncias, com vista a reforçar a administração da justiça e atender melhor os cidadãos.
Por sua vez, o governador provincial de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, antevê maior dinâmica da PGR a nível local, na garantia dos serviços de justiça e defesa da legalidade, com o aumento de magistrados.
Manifestou a contínua abertura do Governo Provincial em cooperar com a justiça, em prol da defesa do interesse dos cidadãos e melhoria da prestação de serviços da administração pública.
Actualmente, a Procuradoria-geral da República tem cobertura apenas em seis dos 14 municípios da província, nomeadamente Malanje, Cacuso, Cangandala, Calandula, Mucari e Kiwaba Nzoji. ACC/NC/PBC