Moçâmedes - A organização não governamental “Mbakita” lançou, esta quarta-feira, Moçâmedes, Namibe, o projecto “Construindo pontes para a literacia Autárquica".
Segundo o coordenador do projecto da Mbakita, Faria Simão, que fez o referido lançamento, o principal objectivo é capacitar as autoridades nacionais em matérias de educação cívica eleitoral fase ao poder local, nomeadamente as autarquias.
O mesmo projecto, disse, visa ainda aumentar a capacidade de conhecimento das organizações da sociedade civil e a participação dos cidadãos de forma activa nos processos eleitoral e autárquicos
“Temos ainda como objectivo deste nosso projecto aumentar a consciencialização dos cidadãos sobre importância da governação local participativa nos processos eleitorais. Fortalecer as capacidades das organizações da sociedade civil no acompanhamento dos processos eleitorais do poder local”, explicou.
Adiantou ainda que o mesmo será desenvolvido em sete províncias do pais, nomeadamente Namibe, Huíla, Cunene, Lunda Norte e Sul, Moxico e Cuando Cubango, esta última iniciado no mês passado.
Conforme Faria Simão, prevê-se abranger as organizações da sociedade civil, o Conselho Nacional Eleitoral, as comissões províncias e municipais eleitorais, partidos políticos e os meios de comunicação social, instituições religiosas, associações de mulheres, instituições de ensino superior e as autoridades tradicionais.
Sublinhou que o mesmo seguirá varias etapas, sendo a primeira virada para a componente formativa de formadores, num universo de 140 indivíduos a nível das sete provinciais, sendo 20 para cada uma delas, bem como a capacitação de candidatos independentes, filiados a partidos políticos, mulheres e jovens.
“Vamos neste pacote formativo capacitar as organizações da sociedade civil, os jornalistas dos diferentes órgãos de comunicação social e a realização de jangos comunitários e debates radiofónicos, pois esperamos um engajamento de todos, porque unidos somos mais fortes”, avançou. FA/VIC