Moçâmedes - O combate ao roubo e furto de gado bovino e caprino no interior da provincia do Namibe deve ser uma prioridade do novo comandante da Polícia Nacional do Namibe, comissário Timóteo Hilário, para devolver o sentimento de segurança patrimonial aos criadores.
A orientação foi dada nesta quarta-feira, em Moçâmedes, pelo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Arnaldo Carlos, na cerimónia de apresentação do novo delegado do MININT e comandante provincial do Namibe, comissário Timóteo Hilário, que substituiu, Alberto Sebastião Mendes, exonerado do cargo e nomeado pelo Presidente da República para exercer o cargo de conselheiro deste órgão Policial.
O comandante disse que a província do Namibe possui particularidade próprias, em função da sua características geográfica, onde o fenómeno de roubo e furto de gado é visto como preocupante, não só para os seus proprietários, mas como as demais províncias da região sul, que precisam ser combatidos imediatamente, dando assim um alento aos povos que consideram a criação de animais como fonte de riqueza.
Para além dos crimes de roubo de gado, o comandante-geral apontou ainda necessidade de priorizar acções que visam a melhoria da segurança pública, para que o munícipe se sinta tranquilo na zona onde reside.
Para que isto aconteça, disse ser necessário contar com o apoio de toda a sociedade namibense na denúncia de crimes para que os efectivos prontamente possam dar o seu tratamento policial e garantir a ordem e tranquilidade no seio das comunidades.
O novo comandante da Polícia Nacional no Namibe, comissário Timóteo Hilário, disse que quer uma segurança pública transversal, onde haja a participação de toda sociedade e não apenas responsabilidade do ministério do interior, apelando à necessidade do alinhamento de todos os efectivos da Polícia Nacional, para que o trabalho seja eficaz e coeso.
Dados policiais indicam que de Janeiro a presente data já foram registados mais de vinte casos de roubo de gado com maior realce para os municípios da Bibala, Camucuio e Virei.