Moçâmedes - O Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, reconheceu hoje, sábado, nesta cidade, a visão e acções do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, que permitiram que o país se tornasse numa nação livre e soberana.
Falando numa mesa redonda sobre o Herói Nacional, lembrou que a história de luta contra o jugo colonial está repleta de personalidades marcantes, mas Agostinho Neto destaca-se pela sua visão estratégica.
Nesta perspectiva, reconheceu também os feitos de outros nacionalistas como a Rainha Njinga Mbandi e o rei Mandume.
Archer Mangueira apelou à juventude a seguir o exemplo de patriotismo destas figuras, para transformar o país rumo ao desenvolvimento, consolidar a paz e a democracia.
O painel da mesa redonda, composto por um leque de personalidades locais que cruzaram o caminho do Fundador da Nação Angolana, fez viajar a plateia com memórias sobre as vivências do primeiro Presidente de Angola, onde alguns intervenientes foram unânimes em considerar Agostinho Neto como “revolucionário da primeira hora”, honrado, humilde e homem de perdão.
Na actividade, que faz parte do programa comemorativo do Dia do Herói Nacional, que se assinala domingo, participaram membros do governo, sociedade civil, empresários, deputados e estudantes. FA/ART