Lobito - O MPLA, partido no poder, tem estado a supervisionar e acompanhar as obras emergenciais na cidade do Lobito, província de Benguela, sugerindo e propondo medidas correctivas onde forem necessárias, soube a ANGOP.
Esta informação foi dada à ANGOP, esta sexta-feira, pelo primeiro secretário municipal do MPLA no Lobito, Evaristo Calopa Mário, à margem da segunda reunião metodológica sobre a organização dos trabalhos deste partido.
Segundo aquele responsável, estas medidas visam o seu melhoramento para que as obras correspondam às expectativas da população, que votou no programa de governo do MPLA nas eleições de Agosto de 2022.
“Periodicamente, o partido interage com as autoridades administrativas locais, com o empreiteiro e o fiscal, para obter informações pontuais sobre os níveis de execução das obras, as variações e as perspectivas que têm, porque elas estão concebidas para um período de três anos”, explicou.
Defendeu que, durante a sua execução, poderão ocorrer algumas alterações em função do contexto, como o que está a acontecer com a inclusão de mais quilómetros na malha rodoviária e de outros segmentos no domínio da macro-drenagem, iluminação pública, lancilagem, para “melhorar a cidade e torná-la mais arejada para as populações e os seus visitantes”.
Referiu-se também sobre a construção acelerada do mercado do Tchapanguele, que, a seu ver, vai concentrar um conjunto de feirantes e por via disso, garantir melhores condições de habitabilidade, promover a reconversão da economia informal e assegurar que ocorra a tributação na sequência da sua actividade comercial.
“Estão também a decorrer as obras do cine Flamingo, já na fase final, terminar os trabalhos de asfaltagem, iluminação pública, aplicação de passeios e arborização na avenida Cerveira Pereira, que liga a Unidade Operativa e a Ponte Carmona, bem como a intervenção, nos dois sentidos, da avenida Brasil, no bairro do Compão”, informou.
O projecto de abastecimento de água à zona alta da cidade também foi citado pelo primeiro secretário, informando que estão a decorrer trabalhos de implantação de equipamentos na central de bombeamento do Lobito Velho.
Reconheceu que a população daquela zona está carente do precioso líquido, há muito tempo, garantindo que tudo está a ser feito, no sentido de acelerar as obras com o propósito de devolver a tranquilidade aos seus habitantes.
“Vêm aí muitos ganhos, tais como a emblemática estrada que liga o Lobito a Catumbela, denominada via rápida, assim como o trabalho de macro-drenagem profunda que vai atender as principais valas da cidade”, disse.
Neste quesito, Evaristo Calopa Mário destacou a vala número três, que canaliza as águas para o alto mar, onde as comportas também serão reabilitadas.
MPLA implementa acções de impacto social
O primeiro secretário do MPLA reiteirou a preocupação do seu partido em ir ao encontro das populações para com elas conviver, saber das suas inquietações e na medida do possível, engajar a sociedade no sentido de encontrar solução para os seus problemas.
Neste âmbito, o partido, através das suas organizações sociais como a OMA, organização feminina, e a JMPLA, seu braço juvenil, tem se desdobrado na interação com as comunidades, relativamente aos programas de doação de sangue, visitas aos assentamentos de famílias desfavorecidas e nos lares, distribuindo alimentos da cesta básica.
“Temos feito parcerias com os serviços de Saúde, com a realização de feiras para consultas públicas nas comunidades, envolvendo as forças vivas da sociedade civil, no sentido de minimizar e atenuar as suas dificuldades”, frisou.
O político afirmou ainda que o seu partido tem recebido informações de famílias em situações muito difíceis que prontamente têm merecido o seu carinho e solidariedade, independentemente da sua filiação partidária. TC/CRB