Huambo - A primeira secretária do MPLA na província do Huambo, Lotti Nolika, reiterou, esta quinta-feira, o apelo aos militantes para a adesão aos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP), para a actualização dos dados eleitorais.
A dirigente, que falava no acto de apresentação dos resultados do VIII Congresso Ordinário do partido, decorrido de 9 a 11 deste mês, em Luanda, disse ser importante que todos os cidadãos, começando pelos militantes, efectuem o registo eleitoral, de modo a estarem habilitados a votar nas eleições de 2022.
Segundo Lotti Nolika, só por esta via é que o cidadão estará habilitado a exercer o direito do voto.
Noutra parte das suas declarações, enalteceu o empenho e a dedicação dos militantes antes, durante e depois do processo orgânico do VIII Congresso Ordinário, que reconduziu João Lourenço à liderança do partido.
Por isso, realçou a necessidade de haver maior envolvimento dos membros partido no cumprimento das recomendações saídas do conclave, com grandes inovações no, principalmente no domínio da igualdade do género, com a eleição de 347 mulheres no Comité Central, num universo de 693 membros, onde 35 por cento são jovens.
Lembrou que a província do Huambo passou a contar com 14 membros do Comité Central, contra os anteriores 10, para além de dois no Bureau Político, quando no mandato anterior tinhas apenas um.
Com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados e uma população estimada em dois milhões e 500 mil habitantes, o MPLA controla nesta província perto de 500 mil militantes, distribuídos em 11 comités municipais e em cinco mil e 453 comités de acção.