Ndalatando - A coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditória do Comité Provincial do MPLA no Cuanza-Norte, Santa Simão Pedro, advogou, nesta sexta-feira, em Ndalatando, uma melhor conduta e integridade no funcionalismo público.
A responsável partidária, que falava na abertura do Seminário Provincial sobre “Ética e Integridade no Serviço Público”, considerou que estas virtudes que inspiram confiança e credibilidade aos cidadãos.
O MPLA, afirmou, por ser o partido governante é permanentemente chamado a desempenhar a missão de coordenação política que garanta a implementação do seu programa de governo, onde o combate à corrupção constitui uma importante tarefa.
Para o efeito, continuou, a aplicação do Código de Conduta deve ser uma acção fundamental, que garanta a preservação da imagem e prestígio do MPLA.
De acordo com Santa Simão Pedro, a conduta dos militantes do partido deve estar assente em valores éticos, uma vez que o partido tem a missão de trabalhar para o desenvolvimento do país, criar e melhorar as condições de vida da população.
Asseverou que torna-se igualmente imperiosa a necessidade de impulsionar a actividade das comissões de disciplina, ética e auditoria, assim como o estabelecimento de novos mecanismos de controlo, supervisão e sanção para quem exerça cargo de responsabilidade no partido e no Executivo, no sentido de garantir a observância dos princípios e valores que norteiam o MPLA.
No seminário, subdividido em três painéis, participam mais de 200 cidadãos, entre membros do Governo local e do partido, deputados, funcionários públicos e outros membros da sociedade.
No encontro estão a ser aflorados temas como a “Importância da integridade e do compromisso ético no desempenho de funções públicas”, “ Ética e integridade na formação e execução dos contratos públicos: Actos de inconformidades”, “Ética nas instituições de atendimento directo ao público orientada à geração de valores”, “Ética na gestão pública: Uma abordagem global da legislação angolana”, “Contributo de acções inspectivas como guardião das boas práticas de gestão”, entre outros.
O seminário está a ser orientado pelo coordenador adjunto da Comissão de Disciplina, Ética e Auditória do Comité Central do MPLA, Aniceto Emílio Pedro, assistido pelo primeiro secretário do partido na província, João Diogo Gaspar. EFM/IMA/SC