Cuito - O segundo-secretário provincial do MPLA no Bié, Domingos Nilton César Capama, desafiou os estudantes universitários a se juntarem ao governo na resolução dos problemas sociais que as comunidades enfrentam.
O político teceu estas declarações à imprensa, durante um encontro que manteve com os estudantes universitários desta província, no âmbito das festividades do 67° aniversário do MPLA, a assinalar-se no dia 10 deste mês.
Segundo Domingos Capama, o Governo, suportado pelo MPLA, desde sempre contou com a juventude, sobretudo àqueles ligados à academia, no sentido de ajudarem a identificar e consequentemente resolver os problemas das comunidades.
Adiantou que o seu partido sempre procurou buscar uma educação e ensino de qualidade para todos, por ser uma componente determinante para o desenvolvimento do país, por isso, entende ser necessário que os jovens primam por uma maior responsabilidade.
Nesta conformidade, realçou, o Executivo angolano tem estado a investir seriamente no sector da educação, através da implantação de programas que estão a garantir a expansão do ensino universitário nos municípios do interior do país, para, deste modo, fortalecer as instituições já existentes.
A nível do Bié existem cinco instituições do ensino superior, sendo duas públicas e três privadas.
Trata-se da Escola Superior Pedagógica e do Instituto Superior Politécnico (públicas) e o Instituto Superior Politécnico do Cuito, Instituto Superior Politécnico Ndumduma bem como a Universidade Internacional do Cuanza (privados), que juntos controlam pouco mais de dez mil estudantes.
No quadro das actividades programadas para saudar o 10 de Dezembro, o MPLA nesta província programou uma serie de actividades, com realce a visitas, nesta sexta-feira, à Embala Ecovongo, Cemitério Monumento, Quartel dos Dragões, fazendas Avipal e Vinevala.
No sábado, será o acto provincial antecipado da efeméride, a decorrer no município de Camacupa.LB/PLB